Abril é mês de reajuste nas farmácias: alta dos remédios deve ser de cerca de 5%

Abril é mês de reajuste nas farmácias: alta dos remédios deve ser de cerca de 5%
(Foto: Reprodução/Pixabay) alta dos remédios alta dos remédios

Remédios devem ficar cerca de 5% mais caros a partir do mês que vem. A autorização para reajuste dos remédios pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, órgão ligado ao governo, e costuma entrar em vigor no dia primeiro de abril.

O percentual máximo do reajuste, porém, anda não está definido. O cálculo inclui diversos fatores, como a inflação e indicadores específicos do setor e, para este ano, a indústria estima uma alta na casa dos 5%.

Vale lembrar que o percentual estabelecido pelo governo é o máximo que pode ser aplicado, mas cada empresa tem liberdade para decidir se aumenta ou não os preços, se faz o reajuste de uma só vez ou se ao longo dos meses e qual o percentual do reajuste – sempre respeitando o teto, já que a empresa que ultrapassa o limite pode ser multada.

Segundo dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, em 10 anos, o preço dos remédios subiu 76,8%; no mesmo período, a inflação acumulada foi de 90,2%.

*Rádio 2

Saiba mais

PAT de São José oferece quase 600 vagas nesta quarta-feira (22)

PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos oferece nesta quarta-feira (22) um total de 572 vagas de emprego em diversas funções.

O maior número de vagas, 100, está sendo disponibilizado para auxiliar de armazém para um único empregador. Outras 100 vagas estão abertas para operador de telemarketing, sendo que 50 oportunidades nessa função são para PCDs (Pessoas com Deficiência).

Também estão sendo oferecidas um bom número de vagas para a função de pedreiro (56 vagas), soldador (45), ajudante de obras e pintor de obras, 45 vagas cada.

O PAT também tem oportunidades para outras funções como auxiliar de serviços gerais (30 vagas), consultor de vendas (20) e auxiliar de cozinha (15), entre outros.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São José dos Campos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os serviços oferecidos são gratuitos para o empresário e o trabalhador. As vagas são publicadas diariamente a partir das 18h no site da Prefeitura.

Antes de se dirigir ao PAT, os interessados devem consultar o site e verificar se existem vagas de acordo com o perfil. Em caso positivo, devem comparecer munidos de carteira de trabalho e um documento de identificação. O posto está localizado na Praça Afonso Pena, 175, centro.

alta dos remédios