São José abre nova unidade para testes em pessoas com sintomas de Covid-19

Nova unidade faz teste de covid para sintomáticos respiratórios em São José dos Campos
(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de São José dos Campos criou uma nova unidade para a realização de testes rápidos para detecção de covid -19 exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios. A unidade fica na parte externa do Hospital de Clínicas Sul e já começou a operar na segunda-feira (10).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Assim como ocorreu nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a ação tem o objetivo de melhorar o acesso dos casos mais graves nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos hospitais. A nova unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Com a realização dos testes de covid-19 também nas UBSs e na nova unidade, a previsão é que haja melhor distribuição de pacientes nas unidades de saúde e direcionamento dos casos com mais agilidade. O munícipe deve levar um destes três documentos: comprovante de endereço, número do CRA ou carteira de vacinação de São José dos Campos.

Todas as pessoas que estejam com sintomas leves e desejam realizar os testes para covid-19 devem procurar a UBS mais próxima de casa.

Somente devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os hospitais de Clínicas Sul e o Municipal as pessoas que estejam com sintomas mais graves.

Quem deve procurar as UBSs?

Quem tiver casos leves, que são pelo menos DOIS DOS SEGUINTES SINTOMAS:

– Tosse
– Dor de garganta
– Coriza
– Febre
– Calafrio
– Dor de cabeça
– Perda do sentido de gosto (gustativos)
– Perda do sentido de cheiro (olfativos)

Em que situações o munícipe deve procurar as UPAs ou hospitais?

– Se a febre persistir mais de 72 horas
– Se aparecer desânimo importante
– Falta de ar
– Dificuldade para respirar
– Pressão ou dor no peito
– Coloração azulada nos lábios ou rosto

 

Saiba mais

Ministério da Saúde reduz para 5 dias o isolamento de pacientes com casos leves para Covid-19

Ministério da Saúde reduziu o tempo recomendado de isolamento social em caso de resultado positivo para Covid-19.  O anúncio foi feito na segunda-feira (10) pelo ministro Marcelo Queiroga.

Segundo Queiroga, o tempo passou de 10 para 5 dias, e vale para casos leves ou moderados. No entanto, o ministro pediu que a população continue evitando aglomerações desnecessárias.

O ministério considera que devem seguir a orientação aqueles pacientes que não apresentam sintomas respiratórios, que não sentiram febre há 24 horas e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno.

 

Confira a nova recomendação sobre isolamento:

Para quem está com Covid-19 leve ou moderada, o isolamento é de, no mínimo, 7 dias, sem teste.
Se no 5º dia o paciente não apresentar sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, poderá fazer o teste (antígeno ou PCR). Se o resultado der negativo, ele pode sair do isolamento.

Se no 7º dia o paciente ainda apresentar sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Se o resultado for negativo, pode sair do isolamento. Caso dê positivo, deve ficar em isolamento até 10 dias e só sair quando não apresentar mais sintomas.

Após 10 dias, se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário testar.