
O São José EC segue ativo no mercado em busca de reforços para a disputa da Copa Paulista e trabalha com uma estratégia que mira atletas em atividade nas competições nacionais, como Série C e Série D. Entre as prioridades está a contratação de um centroavante, onde o clube monitora quatro nomes para a posição e também acompanha dois meias experientes.
O último recém-contratado foi o meia Lucas André, de 23 anos, que chega através de uma parceria com o Sport Recife. Outro jogador do clube pernambucano também deve ser anunciado nos próximos dias. Os dois chegam do elenco profissional do Leão da Ilha e já possuem experiência em competições de alto nível, incluindo participações na Série A do Campeonato Brasileiro.
A expectativa do executivo da Águia do Vale, Rodrigo Pastana, é que cerca de 80% do elenco esteja formado até o dia 1° de julho, período que coincide com a definição de parte dos confrontos da segunda fase da Série D. O dirigente ressaltou que a principal dificuldade enfrentada pelo São José na montagem do elenco é o calendário do futebol brasileiro.
“A principal dificuldade é o calendário. As datas não coincidem, início da Copa Paulista ainda está acontecendo os matas da Série D, a Série C se encerra aí a fase classificatória em meados de agosto, então assim, o calendário, você tem que ter habilidades e conhecer bem esses campeonatos para que você possa qualificar o seu elenco.
Até porque, ao fim da Série C e Série D, quem ficar de fora dificilmente vai jogar até outubro ou novembro, então aí estão as nossas grandes chances e por isso que a gente resolveu esperar um pouquinho mais para finalizar a montagem desse elenco”, explicou Pastana.
Sobre possíveis reforços vindos do Velo Clube, time que também disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, Pastana confirmou que o São José está no monitoramento de atletas da equipe de Rio Claro, assim como acompanha jogadores de diversos clubes paulistas que seguem em atividade.
Além das divisões nacionais, o São José também monitora atletas que disputaram as Séries A2, A3 e A4 do Campeonato Paulista. No entanto, Pastana destacou que muitos jogadores destas divisões preferem aguardar oportunidades em clubes das Séries C e D ou até mesmo propostas do exterior, especialmente de mercados emergentes do futebol asiático, como Tailândia, Malásia e Indonésia.
Empréstimos
Por outro lado, o São José EC também acompanha a situação de jogadores emprestados. O meia Martinelli e o zagueiro João Ramos, que disputam a Série D por Atlético Piauiense e Piauí, respectivamente, podem retornar ao clube caso suas equipes sejam eliminadas neste final de semana. O mesmo já ocorreu com o volante Thomaz Carvalho, que encerrou sua participação na mesma competição pelo Joinville-SC e retornou automaticamente.
Outro caso de permanência, mas que ainda está sendo definido, é o do meia-atacante Alan Stence. O atleta, que pertence ao Goiás, reapresentou-se recentemente após passar por uma cirurgia de apendicite e permanece em recuperação física. Apesar do interesse do São José em mantê-lo para a Copa Paulista, a definição depende das negociações envolvendo o clube de Goiânia que é detentor de seus direitos.
“Ele teve uma apendicite e tem que ficar mais 10 dias de molho. Ele tem que ficar no DM tratando e fazendo alguns exercícios de mobilidade. Não pode fazer força ainda, mas daqui a pouco ele estará apto.
Ele é um jogador do Goiás, existem algumas tentativas dele com outros clubes, mas ele já sabe que o nosso desejo é a permanência e espero que ele aceite permanecer aqui na Águia do Vale”, afirmou Pastana
Base
Pastana descartou a utilização massiva de atletas das categorias de base na Copa Paulista. Embora reconheça a qualidade dos jogadores, a avaliação do executivo é de que os jovens ainda passam por um processo de maturação física e técnica. O entendimento é que a competição exige jogadores mais experientes e com maior minutagem profissional.
“Não existe uma ideia nesse sentido (aproveitar jogadoresda base), até porque a gente não tem uma lista tão grande de atletas que estão há mais de seis meses no clube, tem a equipe Sub-20 que disputou a Copa São Paulo, mas é uma equipe realmente muito jovem.
Ainda tem que fazer uma transição física, uma transição até técnica, de mais minutagem para poder disputar como a gente deseja, nós não vamos fazer experiências com atletas da base e queimá-los, nós precisamos ganhar a Copa Paulista.
O objetivo do São José é claro, não é de formar jogadores na Copa Paulista, O objetivo é ganhar e nós precisamos trazer jogadores mais prontos, com maior minutagem e até mesmo com mais experiência”, ressaltou o diretor.

Pastana afirmou ainda que a mudança de comando técnico não alterou significativamente a política de aproveitamento das categorias de base. Tanto Jorge Castilho quanto Wilson Júnior defendem uma utilização pontual dos jovens, respeitando a limitação de 26 atletas inscritos na competição.
No entanto, por outro lado, a troca de treinador trouxe mudanças no perfil de reforços procurados pelo clube. Enquanto Castilho priorizava jogadores com características mais físicas e adequados a um modelo de jogo baseado em transições rápidas e marcação intensa, Wilson Júnior busca atletas que também tenham maior capacidade técnica, entendimento tático e relação com a bola.
“O Castilho jogava muito em transição e numa marcação individual, pelo menos setorizada, às vezes setorizada, às vezes o campo todo. O sistema do Wilson não, já é um 4-3-3, já é um jogo mais de combinações, de ataque ao espaço, de superioridade numérica, é um pouquinho mais de controle do jogo realmente”, explicou Pastana.
Inscrições e jogos-treinos
A montagem do elenco para a Copa Paulista está sendo feitas feita em etapas. A expectativa da diretoria é inscrever inicialmente cerca de 23 jogadores para a primeira fase. As três vagas restantes devem ser preenchidas até o prazo final de inscrições, no dia 21 de agosto. Já o prazo de substituições da primeira para a segunda fase é válido até o dia 28 de agosto.
Como forma de preparação para a Copa Paulista, o São José EC planeja a realização de três jogos-treinos neste mês de junho. O primeiro será contra o Paulista de Jundiaí. O segundo está marcado para ser contra a equipe reserva da Inter de Limeira, time da Série C do Brasileiro. Por fim, um terceiro e último jogo-treino seria em São José dos Campos e com a presença da torcida, mas com adversário ainda a ser definido.

Copa Paulista
Internamente, o São José trata a Copa Paulista como o principal objetivo para o restante da temporada. Além da possibilidade de garantir uma vaga no calendário nacional para 2027 — seja na Série D ou na Copa do Brasil —, a competição também pode servir como base para a formação do elenco que disputará a Série A2 do Campeonato Paulista em 2027.
A estreia joseense será no dia 20 de julho (segunda-feira), às 15h, contra o São Caetano, fora de casa. Veja aqui a tabela completa e as diretrizes da Copa Paulista.
