Sistema de alerta da Defesa Civil segue suspenso após invasão hacker

Sistema de alerta da Defesa Civil segue suspenso após invasão hacker
Foto: Print / Reprodução

O Defesa Civil Alerta segue suspenso desde o ataque cibernético registrado em 20/6, quando invasores acessaram o sistema e enviaram um alerta falso a celulares em várias regiões do país. O serviço continua fora do ar em meio a fortes chuvas entre ontem e hoje no estado de São Paulo, enquanto as autoridades reforçam a segurança e avançam na investigação.

Além disso, a Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, mantém o Defesa Civil Alerta segue suspenso como medida preventiva. O órgão afirma que o sistema só volta a operar após a conclusão dos testes de segurança e a correção das falhas identificadas.

Invasão e disparo indevido

O incidente ocorreu por volta de 1h30, quando um acesso externo não autorizado entrou na plataforma e disparou uma mensagem classificada como “alerta extremo”. Esse tipo de aviso normalmente se reserva a situações de risco imediato, como desastres naturais.

No entanto, o conteúdo enviado não tinha relação com emergências. A notificação apresentou apenas a palavra “misantropia”, o que levantou suspeitas de ataque hacker coordenado. Por isso, técnicos desligaram o sistema de forma imediata.

Investigação federal

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a autoria e o alcance da invasão. As equipes buscam identificar o caminho usado pelos invasores e evitar novas brechas.

Enquanto isso, o governo trabalha para reativar o Defesa Civil Alerta segue suspenso assim que houver garantia de segurança digital.

Chuvas exigem monitoramento contínuo

Em São Paulo, a Defesa Civil estadual acompanhou o aumento das chuvas entre terça (23) e quarta-feira (24). Além disso, no litoral norte, São Sebastião registrou volumes elevados de chuva. Em apenas 24 horas, o município acumulou cerca de 60% da média esperada para todo o mês de junho, de acordo com a Defesa Civil.

Além disso, o órgão usou canais oficiais para orientar a população durante o período, já que o sistema nacional permanece indisponível.