
Policiais militares e civis em serviço mataram 142 pessoas no primeiro trimestre de 2026 no estado de São Paulo. O total supera em 5 casos o registrado no mesmo período do ano anterior.
O Ministério Público do Estado de São Paulo reuniu os dados por meio do Gaesp, com base em informações enviadas pelas polícias. Nesse sentido, entre os policiais militares em serviço, o número ficou em 134 mortes, repetindo o patamar do ano anterior. No entanto, fora de serviço, policiais mataram 33 pessoas, contra 29 na comparação anual.
Na série histórica, o estado registrou queda entre 2019 e 2022, quando os casos passaram de 720 para 262. Por outro lado, a partir de 2023, os registros voltaram a crescer: 357 mortes em 2023, 653 em 2024 e 703 em 2025.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que investe em medidas para reduzir a letalidade e, para isso, ampliou o uso de câmeras corporais para 15 mil unidades, além de destinar R$ 27,8 milhões para equipamentos de menor potencial ofensivo e integrar 125,5 mil câmeras de monitoramento no estado.
