8° Congresso Internacional Freemind em São José dos Campos tem a presença de Felício Ramuth (PSD)

8° Congresso Internacional Freemind acontece em São José
(Foto: Adenir Britto/PMSJC) 8° Congresso Internacional Freemind acontece em São José

Teve início na manhã desta quarta-feira (29), em São José dos Campos, o 8° Congresso Internacional Freemind 2023, considerado um dos maiores eventos da América Latina relacionados aos temas de uso de substâncias.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O evento acontece no Parque de Inovação e Tecnologia, e teve em seu primeiro dia, a presença do vice-governador Felício Ramuth (PSD) e da doutora Claudia Gonçalves, Subsecretária de Políticas sobre as Drogas de Minas Gerais.

O congresso será composto por diversas palestras, painéis e conversas sobre a situação atual do país e do mundo no combate às drogas.

No primeiro momento, foram apresentados pela doutora Claudia, alguns números alarmantes em relação à situação no Brasil: atualmente em torno de 86% das pessoas em situação de rua usam drogas, 4 a cada 10 pessoas que cometem suicídio fazem isso sob efeito de drogas ou álcool, o álcool mata 1,2 pessoas por hora no trânsito no Brasil, e a nível mundial, pelo menos 284 milhões de pessoas usaram droga no ano de 2020.

O vice-governador Felício Ramuth apresentou ao público as ações que o Governo do Estado tem tomado para combater o vício e a dependência química em São Paulo. Felício informou que, ao assumir o posto, foi necessário fazer um repositório de dados sobre os cuidados com as drogas, principalmente com o crack.

 

8° Congresso Internacional Freemind acontece em São José
8° Congresso Internacional Freemind acontece em São José

Além disso, algumas políticas que, segundo o vice-governador, são equivocadas precisaram ser repensadas, como a proibição de internação de dependentes químicos em hospitais de saúde mental.

O Governo criou, para fortalecer a base de dados e o combate ao tráfico de drogas, um sistema de informações e de crimes contra a vida, onde foi feito um mapeamento do tráfico de entorpecentes, homicídios, tentativas de homicídio, latrocínio, entre outros crimes que tentam diretamente contra a vida humana.

O Governo criou também um Hub de Cuidados com o Crack e Outras Drogas, no centro de São Paulo, onde são atendidas e acolhidas pessoas que se encontram em situação de dependência química do crack ou de outros entorpecentes. Nos sete primeiros meses, mais de 16 mil pessoas foram atendidas pelas equipes do Hub.

O Congresso Internacional Freemind terá sua cerimônia de abertura nesta quarta (29) às 19h, e vai até o sábado (02) no Parque de Inovação e Tecnologia de São José dos Campos.