Ônibus com torcedores do Corinthians estava com o Tacógrafo vencido, diz Ipem-SP

Sete pessoas morreram em acidente de ônibus com torcedores do Corinthians
Sete pessoas morreram em acidente de ônibus com torcedores do Corinthians. Foto: Reprodução

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) divulgou nesta segunda-feira (21) que o ônibus que vitimou 7 torcedores do Corinthians no Km 520 da rodovia Fernão Dias, na madrugada de domingo (20), estava com o cronotacógrafo vencido.

O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para esse tipo de viagem.

Segundo o instituto, esse instrumento precisa ser certificado pelo Ipem para assegurar a confiabilidade dos dados registrados. Todas as informações contidas no tacógrafo são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Além disso, o tacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.  

Além do uso obrigatório, o cronotacógrafo deve passar por verificação metrológica, que são enviados ao Ipem-SP para que sejam feitam análises do relatório e disco de ensaio ou fita de ensaio e, no caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

O Ipem ressalta que o uso é obrigatório em todos os veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros. O cronotacógrafo é fundamental para a segurança em ruas e estradas, sendo considerado a “caixa preta” de vans escolares, ônibus e caminhões.

O acidente

O grave acidente que vitimou 7 torcedores do Corinthians envolveu 43 passageiros e aconteceu no km 520 da rodovia Fernão Dias, entre Brumadinho e Igarapé, região metropolitana de Belo Horizonte. Ainda há 9 pessoas internadas e o motorista está em estado grave.

Os membros da torcida organizada Gaviões da Fiel, da subsede do Vale do Paraíba, retornavam para São Paulo após o empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com as informações da Polícia Civil de Minas Gerais, as 7 vítimas fatais desse acidente são:

  • Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, morador de Pindamonhangaba;
  • Vanderlei Rosielton Henrique Simão, de 41 anos, morador de Pindamonhangaba;
  • Andrew Nicolas Francisco, de 26 anos, natural de São José dos Campos;
  • Allan Aguiar, de 31 anos, morador de Pindamonhangaba;
  • Rodrigo Lacerda de Barros, de 32 anos, morador de Taubaté;
  • Renan Wellington Barbosa, morador de Taubaté;
  • José Antônio da Silva, de 41 anos, morador de Taubaté.