Apeoesp responsabiliza Estado e Rossieli pela morte de professora por Covid-19 em Caçapava

(Foto: Arquivo pessoal)

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo afirmou que a responsabilidade da morte da professora Maria Teresa Miguel Couto, de 32 anos, vítima da Covid-19 em Caçapava, é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo e do Secretário de Educação, Rossieli Soares. A afirmação foi dada à CBN Vale pela presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A professora lecionava geografia na Escola Estadual Ministro José de Moura Rezende, no bairro Vila Campos, e precisou se afastar há quase duas semanas de suas funções após testar positivo para o vírus. Ela ficou internada na Santa Casa de São José dos Campos e, após seu falecimento, foi enterrada em Cachoeira Paulista, município onde residia sua família.

Para Maria Izabel, a categoria espera do secretário Rossieli uma ‘decisão lúcida’ de voltar atrás e não permitir a retomada das aulas presenciais pelos próximos meses, já que desde o início tem sido falado na falta de condição de um retorno adequado às atividades.

(Foto: Arquivo pessoal)

Levantamento

Alguns familiares testaram positivo para doença e sua mãe, aos 59 anos, havia falecido também pela Covid-19 em 18 de fevereiro. Maria Teresa, ao contrário, não tinha nenhuma comorbidade. Segundo a Apeoesp, foram registrados 773 casos confirmados por Covid-19 em 431 escolas estaduais até o último domingo (21). Destes, 22 casos são do Vale do Paraíba, distribuídos entre as cidades de São José dos Campos, Cruzeiro, Lavrinhas, Caçapava, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Taubaté e Jacareí.

Posicionamentos

Em nota encaminhada à CBN Vale, a Secretaria da Educação do Estado disse que a escola Ministro José de Moura Rezende permanecerá oferecendo o ensino remoto e deverá reabrir em 24 de fevereiro. Já a Prefeitura de Caçapava lamentou a morte da educadora e informou que as aulas na rede municipal seguirão remotas, e que a direção da escola estadual recebeu toda orientação da Vigilância Epidemiológica sobre as medidas de segurança que deveriam ser adotadas.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: