Vôlei feminino de São José dos Campos poderá ter time profissional, diz gestor da equipe

Administrado pela Associação Amigos do Vôlei, a base do Vôlei Feminino de São José dos Campos tem seus trabalhos focados do Sub-14 ao Sub-21
A base do Vôlei Feminino de São José dos Campos tem seus trabalhos focados do Sub-14 ao Sub-21. Foto: PMSJC

Um novo time profissional de vôlei feminino em São José dos Campos pode surgir nos próximos anos. Essa possibilidade foi explicada por Ricardo Navajas, gestor do Farma Conde Vôlei São José em entrevista ao programa CBN Vale Esportes desta quarta-feira (8).

Segundo Navajas, haverá uma estruturação na base do Vôlei Feminino de São José dos Campos, que tem seus trabalhos focados do Sub-14 ao Sub-21.

“Nós vamos trabalhar bastante para estruturar a base do vôlei feminino, para quem sabe, pensar futuramente em disputar as classificatórias da Superliga B do voleibol feminino”.

No entanto, Navajas ressaltou que não há previsão de quando isso vai acontecer, já que é preciso realizar contratações de profissionais que desejam trabalhar nesse projeto.

“Nesse primeiro ano não acredito numa possibilidade de classificação para a Superliga B, porque falta muita coisa para se fazer, como contratar profissionais para trabalhar no voleibol feminino, que é bem mais difícil que na modalidade masculina”.

Base do Vôlei feminino de São José dos Campos

Administrado pela Associação Amigos do Vôlei, a base do Vôlei Feminino de São José dos Campos também possui a parceria do Programa Atleta Cidadão da Prefeitura.

Navajas rasgou elogios ao programa, que pra ele, é importante para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento na cidade e que pode ser um diferencial nessa montagem do time feminino profissional.

“É muito bom o método de investimento na formação, desenvolvimento social e cidadania de jovens atletas da cidade e, com esse trabalho, vamos estruturar profissionalmente essa base do Vôlei feminino de São José dos Campos com a intenção também de revelar jogadoras”.

Treinamento da equipe feminina de Vôlei do Programa Atleta Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos
Treinamento da equipe feminina de Vôlei do Programa Atleta Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos. Foto: PMSJC

Andamento da temporada 2022/2023 do Farma Conde Vôlei São José

Ocupando a quinta posição, dentro dos playoffs da Superliga Nacional Masculina, com 32 pontos, o Vôlei São José volta suas atenções ao torneio só no próximo dia 21, contra o Minas, em Belo Horizonte.

Para Navajas, os playoffs da Superliga Nacional é como se fosse ‘uma competição dentro da própria competição’, mas ressaltou que o primeiro foco é se manter entre os oito primeiros colocados.

“Os playoffs da Superliga dependem muito do adversário e de como as equipes vão chegar nessa fase, e com isso, temos que nos preparar de outra forma e conversar sobre um possível título. No momento, estamos pensando em ficar entre os 8 primeiros para se classificar para esses playoffs”.

Foto: Maurício Val/FVImagem/CBV

No último domingo (5), o Farma Conde Vôlei São José ficou com o vice-campeonato da Copa Brasil, ao perder a final para o Sada Cruzeiro, por 3 sets a 0.

Apesar disso, Navajas afirmou que essa ‘conquista’ foi um feito, já que o time foi fundado em 2021, mas afirmou que o objetivo sempre é ganhar títulos.

“Sabemos que quando chegamos a uma final o objetivo é sempre ganhar o título, mas acontece que pegamos uma equipe forte e acostumada a ganhar títulos, que é o Sada Cruzeiro, que tem mais de 20 anos de existência. Esse vice-campeonato foi um feito pra nós que fomos fundados em 2021, mas nós poderíamos ter pensando em ganhar o jogo.”

Foto: Farma Conde Vôlei São José

Montagem do elenco do Vôlei São José para a temporada 2023/2024

Navajas aproveitou ainda para falar sobre o planejamento para a temporada 2023/2024 e que a renovação de contrato de alguns atletas importantes do elenco já está sendo realizada.

“A renovação de contrato com o Douglas Souza e com o Rogerinho para a temporada 2023/2024 já está bem adiantada, inclusive, o contrato do Matheus Brasília já está renovado. Nós queremos montar um time bem mais forte, equilibrado e querer fazer algumas renovações e reforçar pontualmente algumas posições, mas tudo isso depende do investimento dos patrocinadores, que vem nos ajudando na manutenção da equipe”.

volei são josé enfrenta o apan eleva
Foto: Mariana Luz / Agência NTZ