Portarias remotas em condomínios cresce 20% durante pandemia

portaria retoma aumento condomínio pandemia
(Foto: Pixabay)

O uso de portaria remota teve seu boom há cerca de cinco anos e, desde então, não parou de crescer. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica (Abese), a pandemia ampliou o uso de portarias eletrônicas em prédios e condomínios: a procura pela solução tecnológica aumentou em 20%, no ano de 2020.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A redução de gastos e o menor contato humano que o sistema automatizado oferece são os principais motivos, além da questão da segurança. O sistema de portaria remota é uma solução tecnológica que pode reduzir em até 70% os gastos com portaria porque a figura do porteiro deixa de existir. Todo o controle de entrada e saída do condomínio é feito por uma Central de Monitoramento à distância.

O visitante tira fotos, cadastra o documento e, somente assim, tem sua entrada autorizada. A Central também registra tudo o que acontece nas dependências do condomínio em tempo real, com câmeras de resolução HD, ou alta definição, e microfones com capacidade para captar todo o áudio do local, como explica o especialista em segurança Rafael Daoud. (ouça a reportagem ao final do texto)

Com as novas tecnologias, a comunicação entre os moradores também ganha um upgrade digital com a portaria remota. Com uso de aplicativo próprio para o condomínio, os moradores podem trocar mensagens internas, reservar o uso da piscina, gerar uma chave virtual para visitantes e fazer ocorrências.

Cenários a curto prazo

De olho nas tendências, o empresário vê pelo menos duas mudanças nos serviços disponibilizados. A primeira delas, que já está em curso, é a implantação da portaria híbrida em prédios comerciais, uma combinação de portaria tradicional com porteiro durante o dia, quando há grande fluxo de entrada e saída de visitantes, e portaria virtual durante à noite, para que o prédio tenha condições de funcionar 24 horas por dia.

Outra tendência, segundo ele, é de que os condomínios residenciais adotem, em alguns anos, portarias autônomas, sem a necessidade de porteiro, mesmo que remoto, mas ainda com toda a infraestrutura de segurança, com central de monitoramento, botão de pânico e entregas feitas através de armário inteligente.

Ouça a reportagem: