
Campos do Jordão deu início à Operação Inverno 2026, que reforçará a segurança pública durante a alta temporada na Serra da Mantiqueira. A expectativa da Prefeitura é receber cerca de 2,2 milhões de turistas até agosto, período em que a cidade se consolida como um dos principais destinos turísticos do país.
A operação terá duração de 40 dias e contará com a atuação integrada de forças de segurança estaduais e municipais. Ao todo, 680 policiais reforçarão o efetivo na região, sendo 500 policiais militares e 180 policiais civis, além do apoio da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.
Policiamento reforçado
O efetivo especializado atuará em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. A operação contará com equipes de Radiopatrulha, Força Tática, ROCAM, Ronda de Apoio (RA), BAEP, Canil, Cavalaria e o helicóptero Águia, além de 64 alunos-oficiais da Academia do Barro Branco.
A Polícia Militar também empregará câmeras de monitoramento e drones para auxiliar no combate principalmente aos crimes de furto e roubo nas áreas de maior concentração de turistas.
Segundo a corporação, o policiamento será intensificado tanto nos pontos turísticos quanto nos bairros residenciais.
Polícia Civil amplia efetivo
A Polícia Civil também preparou um esquema especial para a temporada. De acordo com o diretor do DEINTER-1, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, 180 agentes reforçarão o efetivo na Serra da Mantiqueira para ampliar a capacidade de investigação e agilizar o atendimento das ocorrências.
A Operação Inverno 2026 seguirá até o dia 2 de agosto, acompanhando o período de férias escolares e a temporada de frio, quando Campos do Jordão registra o maior fluxo de turistas do ano.
