Campos do Jordão inicia Operação Inverno 2026 com reforço de 680 policiais para temporada de férias

Operação Inverno 2026 em Campos do Jordão
Operação Inverno 2026 em Campos do Jordão. Foto: Sérgio Biagioni

Campos do Jordão deu início à Operação Inverno 2026, que reforçará a segurança pública durante a alta temporada na Serra da Mantiqueira. A expectativa da Prefeitura é receber cerca de 2,2 milhões de turistas até agosto, período em que a cidade se consolida como um dos principais destinos turísticos do país.

A operação terá duração de 40 dias e contará com a atuação integrada de forças de segurança estaduais e municipais. Ao todo, 680 policiais reforçarão o efetivo na região, sendo 500 policiais militares e 180 policiais civis, além do apoio da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Policiamento reforçado

O efetivo especializado atuará em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. A operação contará com equipes de Radiopatrulha, Força Tática, ROCAM, Ronda de Apoio (RA), BAEP, Canil, Cavalaria e o helicóptero Águia, além de 64 alunos-oficiais da Academia do Barro Branco.

A Polícia Militar também empregará câmeras de monitoramento e drones para auxiliar no combate principalmente aos crimes de furto e roubo nas áreas de maior concentração de turistas.

Segundo a corporação, o policiamento será intensificado tanto nos pontos turísticos quanto nos bairros residenciais.

Polícia Civil amplia efetivo

A Polícia Civil também preparou um esquema especial para a temporada. De acordo com o diretor do DEINTER-1, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, 180 agentes reforçarão o efetivo na Serra da Mantiqueira para ampliar a capacidade de investigação e agilizar o atendimento das ocorrências.

A Operação Inverno 2026 seguirá até o dia 2 de agosto, acompanhando o período de férias escolares e a temporada de frio, quando Campos do Jordão registra o maior fluxo de turistas do ano.