
Alunos do 5º semestre de Jornalismo da Unitau lançam nesta quinta-feira (25), a revista digital chamada “Elas na Ciência”. A publicação tem como foco o jornalismo científico e destaca o protagonismo feminino, as descobertas e os desafios enfrentados por pesquisadoras em diferentes áreas.
Produzida por 11 estudantes com a orientação de 6 professores, a revista busca inspirar novas gerações de cientistas. O material dá visibilidade a profissionais que atuam em instituições de excelência do Vale do Paraíba, como a própria Universidade de Taubaté, o INPE e o IAE.
Os textos detalham temas complexos de forma clara, como o machismo estrutural nas universidades e o chamado “efeito tesoura”, fenômeno que mostra a queda da participação feminina em cargos de alta liderança e remuneração. Há também relatos emocionantes sobre como conciliar a carreira na pesquisa com a maternidade.
Para ampliar a experiência do público, a revista oferece conteúdos interativos. Por meio de QR Codes, os leitores podem ouvir reportagens em áudio exclusivas. A iniciativa fortalece a divulgação científica e valoriza a construção de um ambiente acadêmico mais diversificado.
Serviço
Revista Elas na Ciência
Produção: Alunos do 5º semestre de Jornalismo da Universidade de Taubaté (Unitau)
Lançamento: 25 de junho de 2026 às 19h30
Local: CEN – Departamento de Comunicação e Negócios (Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 – Centro – Taubaté/SP
Formato: Revista digital com conteúdos multimídia e audiorreportagens acessadas por QR Codes e SoundCloud.
